Esclarecimento sobre IMC
Com o advento da internet, o cálculo de IMC vem se tornando cada vez mais conhecido pela população. E isso tem um lado extremamente positivo, pois o IMC é um primeiro indicativo sobre as condições de peso das pessoas.
Todavia, as características do modelo de distribuição de conhecimento via web (informações resumidas, fontes por vezes sem qualificação, referências duvidosas etc.) tem acarretado também aspectos prejudiciais.
A maioria das pessoas acredita que os resultados do cálculo de IMC são avaliados de maneira uniforme, com IMC ideal entre 18,50 e 25,00.
No entanto, esta interpretação de resultado é válida apenas para pessoas entre 19 e 60 anos, que não pertençam aos grupos de restrição (populações de origem asiática e pessoas musculosas).
O desconhecimento sobre as demais formas de medição de IMC (crianças, jovens / adolescentes, idosos e gestantes) tem induzido muita gente à avaliação equivocada.
Existem muitas crianças e adolescentes acreditando que estão dentro da faixa de peso ideal, quando na verdade estão com sobrepeso ou obesidade. E o contrário também ocorre: há idosos com peso adequado que se julgam com excesso de peso.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem fazendo esforço permanente no sentido de esclarecer sobre a forma correta de se calcular o IMC, visto que a obesidade é um dos principais males deste século.
Ajude a disseminar informações precisas.
Para divulgar em redes sociais, clique no(s) ícone(s) correspondente(s).