Aprenda a emagrecer

Se você pretende perder peso, temos uma notícia nada agradável.

Sabe aquela dieta milagrosa que indicaram a você? Ela não funciona. Nem ela e nem qualquer outra que já foi ou será “inventada”.

E pra compreender isto basta aceitar um fato inquestionável: o ser humano não é um produto de fabricação em série.

Em todos os aspectos, cada pessoa é única: composição corporal, histórico médico, tendências hereditárias, hábitos e preferências alimentares, grau de atividade física, disponibilidade de tempo, condições financeiras, objetivos e tudo mais.

Esperar que uma dieta padrão funcione para características tão específicas é pura ilusão. E o resultado é invariavelmente frustrante, que pode se revelar tanto na não durabilidade dos resultados quanto no surgimento de problemas de saúde, às vezes graves.

Agora vamos às boas notícias.

Emagrecer pode ser muito mais fácil do que você imagina, bastando para isto entender as três principais questões que envolvem o peso excessivo: "o que comer", "como se controlar" e "mover-se o necessário".

Note que aqui utilizamos a palavra "entender" ao invés de "trabalhar". Isto porque muitas pessoas precisam de maior dedicação a apenas um destes aspectos, enquanto uma quantidade menor precisa tratar dois aspectos (e menos gente precisa dos três).

O que comer?

Quando ouvimos a expressão “reeducação alimentar” logo imaginamos aquela nutricionista chata que vai tentar nos convencer a comer um monte de coisas de que não gostamos e nos proibir as delícias que nos dão tanto prazer.

Pois a realidade não é nada disto, pelo menos quando falamos de nutricionistas competentes.

Um bom nutricionista não irá querer incluir em seu cardápio um único item de que você não gosta. E não fará isto porque não existe a menor necessidade.

A natureza e a indústria alimentícia oferecem uma gama tão grande de possibilidades, que um bom profissional terá bastante facilidade em sugerir pratos que você considere bem apetitosos e - ao mesmo tempo - contribuam para a perda de peso.

E quando falamos em alimentos que contribuem para o emagrecimento não é força de expressão. Existem determinadas composições que aumentam a sensação de saciedade e atuam no metabolismo para propiciar o emagrecimento permanente e saudável.

Mas como já dissemos, para estabelecer o cardápio adequado, é fundamental a orientação de um nutricionista competente, que fará uma extensa pesquisa para conhecer as suas particularidades, tanto no que se refere a gostos e hábitos quanto nas questões orgânicas, através de exames físicos, laboratoriais e outros.

- para informações sobre nutricionistas, visite o portal do Conselho Federal de Nutricionistas em www.cfn.org.br

Como se controlar?

De nada adianta saber exatamente o que, quando e quanto comer se na hora H você deixa de lado a razão e come sob o comando das suas emoções.

E saiba que isto é extremamente comum. Muitas pessoas sabem exatamente como devem se alimentar, mas têm dificuldade em se controlar, seja na quantidade colocada no prato, seja na hora de consumir alguns itens específicos.

Essas pessoas até tentam esse controle e conseguem por algum tempo, através da tão famosa “força de vontade”. O que elas desconhecem é que a força de vontade nunca tem durabilidade.

Basta que qualquer situação abale suas emoções para que a força de vontade se enfraqueça diante da “força DA vontade” de comer o que se quer, o quanto se quer.

Essa tende a ser uma luta permanente, até que a pessoa se disponha a enfrentar as questões emocionais. E quando isso acontece, tudo fica bem mais fácil. A alimentação passa a ser uma fonte de prazer, não mais recurso para extravasar sentimentos indesejáveis.

A psicologia moderna oferece diversas modalidades de psicoterapia para auxílio no combate à compulsão alimentar. Um bom exemplo é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é muito utilizada no processo de emagrecimento, com tempo médio de duração de 6 meses.

Outra ferramenta que vem sendo cada vez mais indicada por médicos e psicólogos é a hipnose clínica (hipnoterapia), que trabalha diretamente na origem dos problemas emocionais.

A grande vantagem da hipnoterapia é a rapidez do tratamento (existem protocolos terapêuticos que buscam a solução do problema em uma única sessão, geralmente de 4 horas de duração). A desvantagem deste método é que ele nos obriga a reviver (ou descobrir) eventos traumáticos do passado (geralmente na primeira infância). E pra isso é necessário ter uma boa dose de coragem.

Mas o mais interessante quando resolvemos enfrentar as questões emocionais, qualquer que seja o método terapêutico, é que conseguimos melhorar diversos outros aspectos da nossa vida, não só nosso peso.

- para informações sobre hipnose clínica / hipnoterapia, visite o portal www.hipnose.clinic

Mover-se o necessário

Um grande mito que cerca o emagrecimento é a necessidade de “praticar exercícios físicos”. Isso dá a entender que as pessoas precisarão – obrigatoriamente – fazer caminhadas regulares, praticar esportes ou se matricular em uma academia.

Pois saiba que isto decididamente não é uma regra. Cada caso é um caso.

Muitas pessoas já fazem no seu dia a dia atividades físicas mais do que suficientes para uma vida saudável, seja em tarefas domésticas, deslocamento ao local de trabalho, deslocamentos dentro do ambiente profissional, momentos de lazer e outros. E nesses casos não é necessária nenhuma nova atividade física para se ter saúde e chegar ao peso ideal (são as situações em que se deve dar mais ênfase aos aspectos “o que comer” e/ou “como se controlar?”).

Outras pessoas precisam apenas de poucas alterações em sua rotina, que pode ser a substituição do elevador pelo uso de escadas, mudança de rota para chegar ou voltar do trabalho, pequenas tarefas domésticas, entre outras formas de se exercitar.

E há – é verdade – casos mais complexos, em que é importante a adoção de atividades físicas mais intensas.

Saiba qual o seu caso, procurando um profissional de Educação Física. Às vezes em uma única consulta você poderá obter a orientação necessária para ter uma vida saudável sem a obrigatoriedade de realizar atividades que não deseja.

- para informações sobre profissionais de Educação Física, visite o portal do Conselho Federal de Educação Física em www.confef.org.br

Resumindo

Se você quer perder peso, faça a única dieta que funciona: a “dieta DE dietas”. Ou seja, retire definitivamente do seu cardápio toda e qualquer dieta da moda.

Busque identificar qual (ou quais) destes três aspectos precisa ser trabalhado e procure orientação qualificada. Você vai perceber que emagrecer de forma duradoura e saudável é muito mais fácil do que imagina.

Veja em índice todas as formas de calcular o IMC (padrão, masculino, feminino, crianças, jovens, idosos e gestantes).

Observação: é permitida a reprodução deste artigo em portais, websites e redes sociais, desde que mantida a integralidade e informada autoria (Centro de Referência Brasil) com link para a postagem original: https://indicedemassacorporal.com/emagrecer.html

Atenção: esta é uma versão reduzida de nosso website, voltada para smartphones. Caso você esteja utilizando um PC ou notebook clique aqui para acessar a versão completa.
Site mantido pelo projeto Alimentação e Saúde - Centro de Referência Brasil - Núcleo Sociedade.